A nona edição do Aleste regressa em maio. Entre os dia 25 e 28, o evento monta um arraial que ocupará diferentes espaços do Funchal, mantendo o espírito e identidade festiva que o marcam e alargando o raio de ação a outros locais.
Passam pelo Aleste deste ano: Yuri da Cunha, B Fachada, Conferência Inferno, Flor, King Kami, Mira Doura, Pedro da Linha, Sarah Linhares, Sara Rodrigues & Rodrigo Camacho, Susobrino e Verde Prato.
A atividade começa na quinta dia 25 de maio com a bênção da padroeira santíssima do Aleste, com quem a organização junta forças para apresentar no núcleo difusor de arte e cultura contemporânea Capela da Boa Viagem, a performance sónica de Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho, New Maker Assemble. Segue-se um jantar convívio com espetada em pão de louro feita em bidão de metal no Museu Café estando a animação a cargo da equipa de DJs da casa: La Flama, Diogo Freitas, Ventania e Abrazada.
Sexta, dia 26, será a vez da procissão se dirigir ao Largo do Socorro, onde pelas 19h00, será celebrada uma missa-performance em homenagem da Santíssima Aleste. Haverá ainda concerto de Sarah Linhares, estreia de Mira Doura – o novo projeto de Emmy Curl made in Madeira – e atuação de Pedro da Linha, com apresentação do seu novo EP Rua Rosa, 24 a ser editado uns dias antes da passagem pelo Funchal.
Sábado, dia 27, volta a ser o grande dia de celebração, o momento em que a Santíssima Aleste desce finalmente ao complexo balnear da Barreirinha.