O ano de 2022 que está prestes a terminar, foi marcado por shows que levaram o público ao rubro. Os palcos registaram atracções nacionais e internacionais de cantores que presentearam os fãs com apresentações ao vivo, que reforçaram o bom momento que vive a música angolana.
Ao seu olhar atento, o AngoRussia separou 5 dos shows mais marcantes e que registaram uma grande adesão do público, e sempre obedecendo as regras de biossegurança dos decretos vigentes.
Festival da Paz
Um dos grandes momentos deste ano, foi o show que juntou cerca de 80 artistas nacionais, na Baía de Luanda, para comemorar os vinte anos de paz e reconciliação nacional, que assinala-se a 04 de Abril.
O acto de celebração se realizou de portas abertas ao público, com renomados artistas do mercado angolano como, Ary, Anna Joyce, Dreams Boyz, Os Santiegos, Elizabeth Ventura, Cage One, Titica, e muitos outros que brindaram o público as suas canções de sucesso.
O mesmo evento, os cantores do estilo kuduro Sebem e Virgilio Fire, tiveram a oportunidade de ver o seu talento e a sua obra reconhecidos com a atribuição de galardões.
Unitel Festa da Música
Numa clara demonstração e consolidação do regresso ao formato presencial, após a experiência do ano passado, apresentado em Streaming, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o “Unitel Festa da Música” realizado em Luanda deu continuidade aos momentos únicos de alegria já vividos nas províncias do Lubango e Benguela com inúmeras atracções.
Nesta edição, o show, viajou até ao Brasil e trouxe a cantora Iza, que emocionou o público angolano com a sua brilhante actuação ao som dos sucessos “Ginga”, “Fé”, “Gueto” entre outros sucessos. O evento que albergou mais de 3 mil pessoas na Baia de Luanda, contou ainda com a apresentação de artistas nacionais consagrados, que por sua vez conseguiram manter o público no local, até ao final do espectáculo, dentre eles destacam-se, Kilandukilu, Killa Hill, Anna Joyce, Pérola, Yola Semedo, Ary, Gerilson Insrael, Cef, Edmazia Mayembe, Miguel Buila, Preto Show, Ingomblock, Phay Grand Poeta, Rui Orlando, C4 Pedro e Zara Williams.
Anna Joyce canta no Coliseu de Lisboa
Com um trajecto carimbado com vários sucessos nacionais e internacionais, Anna Joyce, pela primeira brindou em comunhão com colegas de profissão, os fãs com interpretações de algumas das canções que encantaram e continuam a encantar os corações apaixonados, no passado mês de Junho, no Coliseu dos Recreios, em Portugal.
Anna Joyce, protagonizou ainda, duetos com Ary, Pérola e Rui Orlando, que arrancaram dos presentes fortes aplausos, assobios e até lágrimas.
Gilmário Vemba fora dos “Tuneza”
Além de músicas, os angolanos foram agraciados com o primeiro show de humor do comediante e apresentador, Gilmário Vemba, que levou o público a ‘desfazer-se’ em gargalhadas no passado mês de Julho, no Centro de Conferências de Belas, durante duas horas de humor sobre diversos temas do cotidiano, onde aproveitou explicar as razões que o fizeram sair do grupo “Os Tuneza”.
Durante aproximadamente duas horas, o humorista deixou o público sorrir das próprias histórias e ‘desgraças’, vivenciadas ao longo do tempo, mas que tornaram-se hoje um exemplo de superação.
“Entre Povos” Péricles e Paulo Flores
Outro grande momento deste ano, foi o encontro entre o músico brasileiro Péricles e o angolano Paulo Flores, que proporcionou ao público angolano no mês de Setembro, no estacionamento do Shopping Avenida, em Luanda, um show memorável e eufórico nesta, um momento que marcou o primeiro dia do concerto “Entre Povos”.
O evento juntou centenas de apreciadores que cantaram e dançaram o Semba de Angola e o ritmo do samba de Péricles e sua banda directamente do Brasil.
Foto: AngoRussia (José Maneco)
Rui Orlando a solo no Coliseu de Lisboa
Após uma brilhante venda do seu mais recente álbum, “Consagração”, Rui Orlando, também se apresentou no mês de Novembro, onde levou ao delírio ao brindar os fãs entre angolanos e portugueses com a interpretação das suas músicas marcantes, em seu grande show realizado, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Em palco, o romantismo reinou na sala e a emoção se fez sentir nos olhares do público que sabia de cor e cantou quase todas das 17 músicas do alinhamento. Rui Orlando, partilhou o palco com nomes sonantes da música angolana como: Ary, Badoxa, Cef, Paulo Flores, Djodje, Barbara Bandeira, entre outros.
O cantor aproveitou a ocasião para restar uma singela homenagem a Fill Jr, Waldemar Bastos, Carlos Burity e Nagrelha, cujas fotografias foram passando no ecrã led, acompanhadas de fortes aplausos, não deixando ninguém indiferente.