Recentemente Plutonio lançou o seu duplo álbum “Carta de Alforria”. Uma obra que chega carregada de autenticidade, sendo descrita pelo próprio como uma obra pessoal e libertadora, onde ele explora novos caminhos artísticos, livre das convenções habituais. Ao contrário do que muitos poderiam esperar, o rapper optou por criar o álbum de forma espontânea, deixando-se guiar pelas emoções e pelos instrumentais, sem escrever previamente as letras.
“Carta de Alforria” é o quarto álbum de estúdio de Plutonio e reflete um momento de maturidade e introspecção, fruto de um processo de criação único que o rapper abraçou nos últimos meses. A produção musical inclui nomes consagrados como Charlie Beats, Progvid, DJ Dadda e Sam The Kid, acrescentando uma sonoridade diversa e rica ao projecto. No entanto, o álbum não conta com participações vocais, uma escolha que representa o desejo de Plutonio de criar algo exclusivamente seu, destacando a profundidade da sua própria voz e mensagens.
Em entrevista recente, o artista partilhou a importância de lançar o álbum em novembro, destacando que esse período dá aos fãs a oportunidade de absorverem o projecto com calma até o concerto especial na MEO Arena, em Lisboa, agendado para o dia 28 de fevereiro de 2025. Este espetáculo, que abrirá as portas às 19h e terá início às 20h, será a estreia de Plutonio no conceituado palco português, uma referência importante na sua carreira.
Os álbuns “Carta de Alforria”, já podem ser ouvidos nas principais plataformas de streaming de Plutonio.