Preocupada com a preservação dos estilos nacionais como o Semba e a Kilapanga, a artista angolana Jandira Sassingui Neto, conhecida artisticamente por Pérola, aconselhou a nova geração de cantores a investigar mais sobre a nossa cultura, aquando da sua participação no programa “Viva a Noite”, da Rádio Luanda, nesta quinta-feira (21).
Na conversa mantida com o locutor Afonso Quintas, Pérola falou um pouco do início da sua carreira e de como está actualmente. Na ocasião, questionada sobre a nova geração de cantores, a artista primeiro elogiou-os pelo trabalho que têm feito, embora admita que existam novas sonoridades, que julga importante preservar os estilos nacionais.
“Dentro deste leque de sabedoria nova, musicalmente, que tenhamos sempre em mente que devemos sempre levar aquilo que são as nossas raízes, que não nos esqueçamos de levar um semba, um kilapanga, algo que é muito nosso…” começou por dizer.
Para terminar, a autora da música “Última Chamada”explicou que sente que a nova geração não está muito preocupada em cantar os estilos nacionais e deixou um conselho para esta franja de artistas.
“Eu sinto que não vejo assim a nova geração muito preocupada em cantar os nossos estilos e prontos, não é de todo mal, é apenas um conselho, (…) vamos investigar um bocadinho aquilo que é a nossa cultura (…), para não perdermos, porque daqui a pouco só vão lançar discos sem o semba…”, explicou.
Recorda-se que no dia 24 de junho, Pérola realizou o seu primeiro espectáculo internacional no Capitólio, em Portugal, onde teve a sala cheia.