Aconteceu na noite deste sábado, 30 de Dezembro, no Cine Atlântico, o concerto musical em homenagem ao Nagrelha dos Lambas, pelo seu contributo na cultura, em particular no estilo Kuduro, em vida.
O show que reuniu vários artistas de diferentes estilos musicais, esteve a cargo da Organização Ed Eventos, que durante aproximadamente cinco horas proporcionou o melhor do Kuduro aos presentes, que incansavelmente mostraram-se receptivos em cada actuação dos músicos.
Sob apresentação de Benvindo Magalhães, o evento contou com as participações de Baló Januário, Kamguimbu Ananaz, Tatiana Durão, Pai Profeta, Noite e Dia, Dama Ludmila, Malune, Madruga Yoyo, Passing Toloba, Os Lambas, Mirelson e outros artistas.
Na ocasião, a escritora e poetisa, Kamguimbu Ananaz, homenageou Nagrelha, a quem considera um filho, com uma poesia que ressalta a grandeza do artista. A psicóloga destacou o contributo de Nagrelha no Kuduro e fez saber que sempre acompanhou o músico durante a sua trajectória, para dar o apoio psicológico que o mesmo carecia na época.
Outrossim, Baló Januário, apesar de enaltecer a iniciativa da organização, mencionou que um evento do género deveria ter acontecido em zonas mais recônditas da capital, tendo em conta que o cantor era mais aclamado nos “guetos”.
Recorde que, Gelson Caio Manuel Mendes, artisticamente conhecido por Nagrelha, morreu a 18 de Novembro de 2022, vítima de cancro pulmonar, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda. Também conhecido como “Estado Maior do Kuduro”, o artista foi um ícone da música nacional, em particular do estilo que o caracterizava, considerado uma das mais apreciada e acariciada pelo público angolano, cujo número de fãs calculam-se em centenas de milhares, maioritariamente jovens e crianças.
Nascido a 30 de Outubro de 1986, no então município do Sambizanga, em Luanda, Nagrelha foi co-fundador do grupo de Kuduro “Os Lambas”, apelidado como “Os Demónios do Sambizanga” ao qual também integrava Amizade (falecido), Bruno King e Andeloy (estes dois últimos continuam dando existência ao grupo).
Nagrelha partiu deixando uma viúva, Weza Mendes, quatro filhos e milhares de fãs inconsoláveis com o passamento fisico do “astro do kuduro”