fbpx

Familiares denunciam homenagem ilegal de Azagaia em Lisboa

A Família da Luz, representante dos interesses do falecido rapper e activista social moçambicano Azagaia, emitiu um comunicado oficial nesta quinta-feira, 27 de Junho, onde faz uma denuncia do uso não autorizado do nome e da imagem do artista no evento “Tributo a Azagaia – Povo no Poder”, marcado para o dia 28 de junho de 2024, na Casa Independente em Lisboa, Portugal.

Segundo o comunicado, o evento, que pretende homenagear a vida e obra de Azagaia, está a ser organizado sem o consentimento prévio da família ou dos representantes legais do músico. Tal uso não autorizado é considerado uma violação dos direitos de imagem e propriedade intelectual do artista, causando desconforto e desconfiança por parte dos familiares.

Devido a conflitos anteriores com a organização do evento, a Família da Luz solicitou publicamente que a entrada seja gratuita, como forma de respeito aos fãs e admiradores de Azagaia. Este ano marca a segunda edição do tributo, coincidindo com as celebrações dos 50 anos do 25 de abril, evento histórico em Portugal.

Além das performances musicais de artistas como Sam The Kid, Sir Scratch, Nayr Faquirá & Huca, o programa incluirá uma discussão sobre o legado de Azagaia, sob o tema “Azagaia: A palavra como património transversal ao pensamento decolonial”. A talk será conduzida pela antropóloga e jornalista Magda Burity e por Flávio Almada, ativista e fundador do movimento Vida Justa.

© 2013 Vicente News – Todos os direitos reservados.
ANGOVITECH Platforms (SU) Lda. Luanda, Angola NIF: 5001277014