O músico e produtor Dodó Miranda reconheceu, sexta-feira, em Luanda, a influência de Lokua Kanza no seu percurso artístico, tendo-o considerado um gigante da música africana.
O artista angolano fez estas declarações em reacção ao desafio que recebeu de interpretar temas do colega congolês democrático, no projecto Jazz 4.33, no Lokanda, no Bairro Cruzeiro.
O artista afirmou ter sido uma grande responsabilidade interpretar temas de Lokua Kanza e garantiu que deu o melhor para não decepcionar a assistência e respeitar a obra do amigo.
O músico agradeceu, também, a organização do evento e afirmou que gostaria de interpretar temas de Luembo Makiadi “Francó”.
Dodó Miranda realçou a poeticidade de Lokua Kanza e a profundidade nas mensagens das suas composições, grande parte em lingala;
“Ao ouvir Lokua Kanza vi que era possível combinar os sons da nossa ancestralidade com outros, aliás tudo começou aqui”.
Depois recordou a infância em Kinshasa, quando conheceu o artista, e mais tarde em Luanda, quando mereceu a aprovação do artista numa actuação no Miami Beach;
“Antes fã, agora colega e conselheiro, com ele aprendo muito e é um gigante da música africana e mundial”, disse.
Durante o concerto de sexta-feira, Dodó Miranda também explicou as mensagens das músicas de Lokua Kanza e partilhou pormenores da colaboração com o artista congolês democrático. O artista proporcionou uma retrospectiva sonora de Lokua Kanza.
Temas como “Meu Amor”, “Mbife”, “Na Kozonga”, “Family” e outros sucessos de Lokua Kanza foram interpretados.