A cantora Ary brindou, no domingo, os moradores do quarteirão U da Centralidade do Kilamba, em Luanda, ao promover o espectáculo denominado “Semba de Natal”, levando emoções e músicas do seu vasto repertório.
A artista, que abriu a noite com a canção “Teu grande Amor”, desfilando elegância e fragrância, a cantora acompanhada pela sua banda, continuou a fazer jus nos temas como “Ciúmes”, “Bidi di Gossi” e “Paga que Paga”.
No segundo momento, Ary partilhou o palco com Bass ao interpretarem a música “Despedida do Lar”. A diva do povo, como é considerada, inclui no alinhamento os temas “Nguxi”, “Manazinha”, “Carta de Amor”, “Patrão” e “Funge na Catchupa”.
Na sua terceira aparição, a cantora rendeu homenagem a vários artistas nacionais, com destaque para os irmãos C4 Pedro e Lil Saint, Nany, Milita ao cantar temas dos músicos com realce para “Apesar de Tudo”, “Eye u Diala” e “Homenagem II”.
O público vibrou quando a “Diva do Povo” interpretou os temas “Agora que ti Encontrei”, “Escangalha”, “Decepcion”, “Segura minha Mão”, “Ngapa”, “Esse Madiê”, “Betinho” e “Margarida Morena”.
Perto do fim, a Ary agradeceu o público, realçando que “muito obrigado pela participação de todos, esse é o primeiro Semba de Natal que teremos aqui. E desde já agradeço o carinho por me escolherem para ser o rosto de projecto”. A cantora disse que preparou muitas músicas para brindar, à noite de domingo, “mas porque devemos trabalhar com o tempo e a Centralidade tem uma hora exacta para poder ter músicas muito altas, por esta razão vou cantar mais dois temas e encerraremos o concerto”.
Depois da “Diva do Povo” descer do palco, o administrador distrital, Hélio Aragão, pediu para que Ary cantasse a música com o título “Papa Fugiu”, uma canção que descreve a fuga à paternidade que nos últimos dias tem aumentado, segundo os dados do Instituto Nacional de Criança (INAC).
Requalificação do Largo;
A administradora-adjunta para Área Técnica, do distrito urbano do Kilamba, Felismina Ferreira, disse que a Ary é uma artista muito acarinhada pelos munícipes, por isso fizemos o convite para ser o rosto do projecto “Semba de Natal” e levar presente aos munícipes.
“Realizar esse espectáculo solidário é uma alegria muito grande, tanto para a população, em geral, como os nossos munícipes, em particular. Temos a Diva Ary como uma parceira, aceitou o desafio feito pela Administração”.
O “Semba de Natal”, continuou, fez com que a Administração requalificasse o Largo e o Parque do Quarteirão U. “Há muito tempo que este parque estava abandonado, mas através deste projecto, vimo-nos obrigados a reaproveitá-lo e hoje se tornou um parque de cultura e arte da Centralidade”.
Felismina Ferreira, explicou, no mês de Novembro foi realizado no Parque de Cultura e Arte, quatro espectáculos com os ritmos do semba, um património imaterial nacional.
“Depois dos quatro concertos com os ritmos do semba no mês passado, decidimos nome do espaço como palco do semba. Hoje estamos a fechar o ano com um espectáculo marcante, reunindo crianças e adultos para juntos celebramos por mais um ano natalício”.
O pequeno Estévio Miguel, que registava vários momentos do show ao filmar com câmara do telefone da mãe, disse, à imprensa, que tem uma admiração muito grande da cantora Ary e que gosta muito das suas músicas.
“É a minha primeira vez a assistir um espectáculo ao vivo da Ary, sinto-me entusiasmado e ao mesmo tempo muito feliz”.