Depois da primeira parte de “Maria das Dores” em 2021, o rapper Declive acabou de lançar a sequência, “Maria das Dores 2”. Conhecido pela sua habilidade em criar metáforas e trocadilhos, o rapper mantém a essência do projecto ao trazer versos recheados de simbolismo e confrontos líricos.
A primeira parte do single, que contou com a participação de Kanga Dji, já acumulou mais de 132 mil visualizações no YouTube, destacando-se como uma conquista na carreira de Declive, sendo o seu videoclipe com mais visualizações. Nesta nova edição, o rapper ampliou a parceria, unindo novamente forças com Kanga Dji e adicionando Selirasday, um artista reconhecido pelo humor irónico e estilo irreverente no rap.
No tema “Maria das Dores”, Declive utiliza a simbologia associada ao nome para explorar a ideia de “correcção” nos confrontos líricos. Na cultura popular, “Maria das Dores” é uma figura que remete às palmadas usadas para disciplinar, e o rapper transforma essa ideia em uma metáfora para a força das suas rimas, vistas como um golpe certeiro nos seus adversários.
Enquanto Kanga Dji reforça o peso lírico da faixa com a experiência acumulada no mundo dos rompimentos, nos Reis do Rompimento Primeira Liga (RRPL), onde foi coroado campeão da última temporada, Selirasday chega adicionando um toque único com a sua habilidade lírica, e desta vez associada ao humor.