Com curadoria do rapper Valete, da empresária Inês Valdez, do músico Milton Gulli, da jornalista Magda Burity e da empresária Lídia Amões, nesta quinta-feira (6) vai realizar-se o concerto em homenagem ao rapper moçambicano de intervenção social, na Casa Independente, em Lisboa, às 21h.
Cerca de 22 músicos vão estar reunidos para homenagear a vida e obra do músico e ativista moçambicano. Consagrado herói nacional pelo povo moçambicano e com repercussão internacional, Edson da Luz deixa um legado e repertório musical que desconstrói o período pós-colonial e o presente da decolonização, transversal a Portugal e a todos os países de expressão portuguesa.
O concerto vai contar com as vozes de Valete, Sérgio Godinho, Paulo Flores, MCK, Maria João, Luiz Caracol, João Afonso, Mirza, Prodígio, Papillon, Batida, Milton Gulli, Karyna Gomes, Scuru Fitchadu, Luaty Beirão, Prince Wadada, Conductor, Bruno Huca, Chullage, Phoenix RDC e Lancelot, e Hindira Mateta no Dj Set.
O bilhete pode ser comprado por apenas cinco euros – valor que irá reverter para a família de Azagaia.
Azagaia faleceu no dia 9 de março de 2023, aos 38 anos, vítima de uma crise de epilepsia. Ao longo do seu percurso na música, lançou dois álbuns de originais, Babalaze (ressaca, na língua Changana) pela editora Cotonete Records, em 2007, onde está um dos seus maiores êxitos “Mentiras da Verdade”, som que elevou o rapper à posição de defensor do povo; Cubaliwa em 2013 e um Extended Play, Só Dever. em 2019, sob a chancela da GM Records.
Confira abaixo: