A cantora sul-africana Zahara morreu esta segunda-feira, aos 36 anos, vítima de doença, numa clínica em Joanesburgo. Artista despontou com “Lowile”, sucesso continental e em Angola foi conhecida pelas versões house das suas baladas e parcerias com produtores deste estilo.
A cantora tinha inicialmente agendado um show no espaço Clube S, em Luanda, para o dia 2 do mês em curso, que foi cancelado e reagendado para Janeiro do próximo ano, devido a problemas de saúde.
A premiada cantora afro-pop sul-africana Bulelwa Mkutukana, popularmente conhecida como Zahara, morreu, anunciou o ministro das Artes, Cultura e Desporto da África do Sul, Zizi Kodwa.
“Ela estava no hospital, supostamente com complicações hepáticas e o Governo vinha ajudando a família há algum tempo”, disse o ministro das Artes, Cultura e Desporto da África do Sul.
A cantora, em 2019, falou abertamente sobre a sua batalha contra o vício do álcool. No mês passado, a família confirmou que ela tinha sido internada no hospital e apelou aos sul-africanos para manterem as suas orações.
Zahara, que lançou cinco álbuns, ganhou dezenas de prémios locais e internacionais. Em 2020, ela foi incluída na lista das 100 mulheres da BBC, numa jornada que a tornou famosa em 2011 com o álbum “Loliwe”, aclamado em toda a África. Da discografia encontramos “Lolwile”, “Country Girl”, “Mgodi”, “Pandula”, “The Beggining Live” e “Mandela”, era uma artista com forte influência das americanas, Tracy Chapman e Índia Irie, com a voz e violão.
Apesar da sua marca ser o afrosoul e afropop em Angola teve maior visibilidade nas versões dos seus temas para as pistas e nas parcerias com os produtores de afrohouse e outros estilos electrónicos. Os convites para as apresentações no país eram neste segmento e antes do agravar do seu estado de saúde tinha sido anunciada para um concerto no Clube S.
Zahara significa ” uma flor que desabrocha” é o nome artístico de Bulelwa Mkutukana, nasceu em 9 de Novembro de 1988, em Phumlani, na Cidade de East London, província de Eastern Cape, África do Sul. Ela é a sexta de sete filhos e se interessa por cantar desde a infância. A talentosa cantora e compositora sul-africana iniciou a sua jornada musical na infância, demonstrando o seu amor pela arte.