Acabou de sair o mais recente lançamento de Bebo Clone. Falamos do single “Facto”, que conta com a participação do DJ Vado Póster. Esta colaboração musical, que une dois grandes talentos, que têm o objectivo de chamar a atenção para questões de intervenção pública, como pobreza, secas e infraestruturas em Angola.
Bebo Clone, que ganhou notoriedade por fazer parte da icônica dupla de kuduro Os Mais Potentes, ao lado de Beto AC, que brindou os fãs e ouvintes do kuduro com sucessos nas décadas de 2000 e 2010, incluindo “Vem Cá”, “Zé Bula” e “Kissonde”, entre outros. Agora, ele convida DJ Vado Póster para trazer temas urgentes que afectam a sociedade angolana.
No single “Facto”, Bebo Clone destaca desafios enfrentados por várias províncias de Angola, particularmente o problema das secas que assolam o sul de Angola, nomeada mente às províncias do Cunene, Huíla, Cuando Cubango, e a província do Namibe, que faz fronteira com o oceano Atlântico.
O kudurista faz um apelo poderoso, destacando o potencial de Angola para transformar sua riqueza em infraestruturas de primeira classe e melhorias significativas na qualidade de vida. “Temos províncias em secas, que estão em fronteiras com o oceano Atlântico. A nível de infraestruturas, nós podemos ser mais ‘duras’ que o Dubai. Pela riqueza que Angola tem, podemos transformar isso em algo semelhante ao Dubai,” afirmou Bebo Clone, terminando com uma “dica” provocante: “pergunta só no teu pai”.
O videoclipe de “Facto”, dirigido por Martins DG, oferece uma visão impactante da realidade em alguns bairros de Angola, expondo a falta de saneamento básico e as condições desafiadoras enfrentadas por muitos cidadãos. As imagens de lixeiras revelam a urgência de abordar essas questões e trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida das localidades afectadas.
“Facto” não é apenas uma música, mas um apelo à acção e uma chamada à consciência para os desafios sociais que Angola enfrenta. Bebo Clone e DJ Vado Póster usaram a música para dar voz a questões que afectam a população e inspiram todos a se unirem para fazer a diferença.
A música já está disponível e o videoclipe pode ser assistido no final deste artigo.