“Coração não Aguenta” é o título da quarta obra discográfica do músico Baló Januário, a ser apresentada, em sessão de venda e autógrafo, amanhã, a partir das 8h00, no Largo da Cimex, junto à pedonal do mercado dos Congoleses, em Luanda.
O autor do sucesso “Na casa da mãe” realiza o mesmo acto, no domingo, na Casa da Juventude, em Viana. Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Baló Januário explicou que o disco tem doze faixas musicais e conta com a participação dos músicos Socorro, Patrícia Faria, Titica e Titi Nelsa.
As músicas do álbum, disse, foram interpretadas em português e kimbundu. “Coração não aguenta”, referiu, é uma homenagem ao filho, Joelson Aníbal Januário, que faleceu no dia 13 de Outubro de 2023, aos 29 anos.
O músico ressaltou que o disco é interpretado nos estilos cabecinha, cabetula e sabalange. O CD, argumentou, descreve o actual contexto social do país. Baló Januário avançou ter todas as condições técnicas e materiais criadas para o lançamento do disco. “Estou expectante para o dia do lançamento da mais recente obra discográfica. Estou confiante que terá uma adesão considerável dos fãs”, admitiu.
Autor de vários sucessos no estilo de música ancestral, Baló Januário tem privilegiado temas sociais, com base em trabalhos de investigação realizados em zonas rurais, particularmente na região da Quiçama, em Luanda.
O músico ganhou várias distinções ao longo da carreira. Para além do álbum “Coração não aguenta”, o artista tem no mercado os discos “Macandumba”, lançado em 2003, “Ubeca Uami”, em 2011, e “Boca na Botija”, em 2014.
Baló Januário nasceu no município da Quiçama, província de Luanda, e conta com dois troféus do Top Rádio Luanda, na categoria de Melhor Folclore, com o tema “Pedra no sapato”.
O cantor começou a carreira por influência dos pais, que também foram artistas. Mas, antes de enveredar para o mundo da música, o artista sonhava em construir uma carreira no mundo do futebol.
O conteúdo das músicas do disco “Coração não aguenta”, na sua maioria, abarca o quotidiano, inspirando-se nos problemas das sanzalas, conflitos familiares, desavenças conjugais e outros temas sociais.