A bailarina e coreógrafa angolana Rubina Suzeth, de 24 anos, brilhou no campeonato russo de dança “Fame Your Choreo”, realizado neste domingo, 24, em Moscovo. Representando Angola com o seu estilo único, Rubina garantiu o segundo lugar na categoria “Best Dance Solo Profi” e também ficou em destaque ao alcançar a vice-liderança nas batalhas de estilo livre “All Style”.
A competição reuniu participantes de várias regiões da Rússia e foi marcada por diferentes categorias e estilos, desde duetos e grupos até apresentações solo. Na categoria All Style, os concorrentes improvisaram coreografias ao som de músicas aleatórias, e Rubina conseguiu se destacar em meio a mais de 40 participantes.
Rubina, a única angolana e negra na competição, expressou o significado do seu feito: “Ser vice-campeã, trazendo a nossa cultura e o kuduro para um palco como este, é muito especial. Mostrei algo diferente, que não estão habituados a ver aqui, e isso prova que a cultura angolana pode alcançar novos horizontes.”
Residente em Moscovo, Rússia, Rubina cursa o terceiro ano em Coreografia na Universidade Estatal Kosygin. A artista iniciou sua trajectória em Moçambique e ganhou projecção na “Companhia de Dança da Zap”, acumulando prémios internacionais, como no festival turco Campfabrika.
Com esta nova conquista, Rubina Suzeth reafirma o potencial da dança angolana e inspira outros artistas a seguirem seus passos.