Moçambique enfrenta nestes últimos dias grandes momentos de tensões depois do anúncio dos resultados das últimas eleições gerais do país onde vê-se banhos de sangue em meio as manifestações “pacificas”. É visível o siléncio dos músicos moçambicanos diante desta situação, porém o musico, compositor e empresário angolano Preto Show, deixou nesta sexta-feira, 08 de Novembro, uma frase de apoio à todos os moçambicanos e inclusive os seus fãs.
“O patriotismo é um sentimento integral e persistente de amor à pátria, com a disposição de fazer sacrifícios por ela, de compartilhar seus problemas, mas não de servi-la sem questionamentos, de não apoiar suas reivindicações injustas…Paz para todas as famílias moçambicanas que todos os dias lutam para uma vida melhor…”, escreveu o Preto Show, na sua página do Instagram.
Em um post nas redes sociais, o Preto Show recebeu vários agradecimentos do povo moçambicano nos comentários, o que mostra na verdade, a sua solidariedade e aproximação com os seus fãs naquele país irmão.
Por ironia e gesto de agradecimento escreveu um fã: “Estamos a guardar os nossos, quando vires para show em Moçambique podes se lançar, já vamos te agarrar…”.
De lembrar que, segundo o professor e filósofo moçambicano Severino Ngoenha afirma que as manifestações em curso em Moçambique não têm que ver apenas com os resultados eleitorais, mas também são uma demonstração de um “descontentamento generalizado”, devido aos problemas sociais no país. Ngoenha advoga o “repensar o país”, cuja finalidade é reorganizar a sociedade moçambicana e redefinir as suas instituições.