Informações de amigos próximos, confirmam a morte prematura, do músico Kueno Aionda, na tarde desta quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020 no hospital Américo Boavida.
Kueno Aionda foi internado há cerca de uma semana e o seu estado clínico inspirava cuidados redobrados.
De salientar que após a conclusão do processo de reabilitação da toxicodependência, o músico deixara patente que não mais voltaria a actuar em programas televisivos e radiofônicos, bem como em concertos, pois sentia a necessidade de se ausentar, uma vez que as coisas não estavam a acontecer tal como planeado.
Cantor e compositor, Kueno Merquides Vieira Aionda ,nasceu a 29 de Maio de 1986, em Luanda. Desde muito cedo ganhou o gosto pela arte em particular pela música. Decidiu divulgar o seu talento, quando participou no concurso “Canta Canta” da Rádio Luanda conduzido por Pedro Benge em 2002.
Um ano mais tarde, participou num concurso de imitação e interpretação de músicas “Estrelas ao Palco”, exibido pela TPA.
Embora tenha fracassado em não conseguir a passagem para continuar no programa, o músico não desistiu e continuou na batalha, e inscreveu-se novamente no ano a seguir (2004), conseguindo alcançar o Terceiro Lugar, ao interpretar a música “Sei”, do Grupo Afrikando.
Apesar da proeza no ano anterior, o mesmo não aconteceu em 2005, quando interpretou a música composta por Voto Gonçalves denominada “Carnaval”, no Festival da Canção de Luanda, promovido pela Radio Lac. Em 2006 volta a participar no mesmo Festival, com a canção “Vencerás” de sua autoria e mais uma vez não saiu vencedor.
Estas perdas não o abalaram, antes pelo contrario seguiu em frente e de cabeça erguida continuou a batalha pela conquista do seu sonho. Em 2010 volta a concorrer no Festival da Canção de Luanda, com a música “Tu Vives em Mim”, e finalmente a conquista pelo primeiro lugar tornou-se uma realidade.
Em 2011, foi o representante da província de Luanda ao “Variante”, concurso de música popular angolana, onde conquistou o terceiro lugar.
O Ano 2012 foi a porta de entrada para o Mercado nacional, vendo a sua música “Tu Vives em Mim”, entre as mais tocadas nas Rádios, por este motivo mereceu o prémio de Kizomba do Ano no Top Rádio Luanda. Em 2013, o sucesso foi consumado com o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico.
O álbum foi lançado no dia 07 de Julho de 2013. Com o lançamento do seu primeiro disco, viu o seu nome entre os dez artistas mais queridos de Angola, no Top dos Mais Queridos, realizado pela Rádio Nacional de Angola. Nesta edição recebeu o prémio “Artista Revelação”.
Em Janeiro de 2014, foi o músico convidado a apresentar-se em Show no conceituado Top Rádio Luanda, onde também mereceu o troféu “Balada do Ano” com a música “Porta Aberta”. Desde então, tem estado firme entre as novas referências da música Angolana.