A Gala do Dia da Cultura Nacional foi marcada este ano com entrega certificados de mérito aos profissionais das artes e funcionários do Ministério da Cultura e Turismo.
No evento realizado ontem, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), em Luanda, o Ministério da Cultura e Turismo outorgou certificados de mérito a 32 artistas entre os quais Carlos Lamartine, Bonga, Raul Tulingas, Boto Trindade, João Melo, Betinho Feijó, Cecília Gourgel, João Vigário, Totó, Texas, Dodó Miranda, Emanuel Mendes, Fineza Teta, Daniela Ribeiro, Cláudia Púcuta, Olinda Simeão, Pérola, Filho do Zua, Jay Lourenzo, Carlos Lopes, Banda Maravilha, As Gingas do Maculusso, LS Republicano, Banda Duia e Kina Kumox.
A actividade começou com o grupo de dança Kina Kumoxi, que apresentou coreografias tradicionais representando a diversidade rítmica do país. O grupo coral Os Lírios cantou ao combinar clássicos nacionais.
A música ancestral esteve representada pelos grupos Nguami Maka e Semba Muxima, assim como houve tempo para a Orquestra Yetu, partilhar o palco com o professor Agostinho Gizamba. A representação dramatúrgica esteve a cargo do grupo Massoxi Gizamba.
Durante o evento foi apresentado o projecto cultural “Mbanza Yetu – o País no Palácio de Ferro”, uma iniciativa da Onart, em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo. A reportagem mais pormenorizada da gala será noticiada na edição de amanhã. Com a presença do ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, como anfitrião, estiveram presentes da noite de ontem, membros do Executivo, do corpo diplomático, artistas e convidados da sociedade civil.
A Banda Maravilha foi a formação que encerrou o momento cultural com um reportório onde foi explorado algumas das canções do seu vasto repertório e teve como convidados o músico Mito Gaspar e Janira Mercedes.
O Dia da Cultura Nacional é uma data de elevado simbolismo histórico. Foi instituída em 1986, em homenagem ao discurso do fundador da Nação, António Agostinho Neto, proferido em 1979, por ocasião da tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA).